29 anos do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis FEMESP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Filie-se
NOTÍCIAS DO MINUTO

Dois anos à frente de uma história construída há três décadas



Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

presidencia@municipais.org.br

                               Diz a sabedoria popular que uma longa caminhada começa pelos primeiros passos. O meus primeiros passos, como presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, começaram há dois anos, em meio a maior crise que o funcionalismo municipal já enfrentou. Assumi num momento onde a cidade não tinha prefeito. Logo depois, para piorar, o prefeito que assumiu resolveu iniciar uma barulhenta investida contra os direitos dos servidores. Mudou data de pagamento, entrou na Justiça contra uma série de conquistas, desrespeitou acordos homologados pela Justiça e se não houvesse Sindicato mobilizando a categoria cerca de 30% do salário do funcionalismo teriam virado pó, com o controverso fim do prêmio incentivo.

                               Eu não escolhi aquele momento espinhoso, foi o momento que escolheu aqueles que iriam enfrentar as dificuldades colocadas. Nestes dois anos a direção do nosso Sindicato tem se esforçado para exercer cotidianamente três virtudes: a humildade, a paciência e a perseverança.  E, cotidianamente, estamos provando que a força da nossa imensa categoria sempre foi maior que a ingratidão patronal. E também que a nossa esperança ainda é maior que os cenários ameaçadores que esboçam e idealizam contra nós.

                               Neste mês de outubro o nosso Sindicato comemora 30 anos de fundação. E temos motivo de sobra para cobrirmo-nos de orgulho. O servidor público municipal e o nosso Sindicato, tanto em sua história mais antiga, quanto na mais recente, têm dado provas incontestáveis de sua grandeza e unidade.  A história da entidade sempre foi construída com elo total com a história do serviço público municipal, ambas nascidas da  Constituição Federal de 1988. Não se pode entender a história do funcionalismo público municipal, os desafios e conquistas da categoria,  sem entender a história do Sindicato dos Servidores Municipais.

                               Num momento em que ressurge com força a cultura do individualismo, do egoísmo, da indiferença perante o próximo, é um desafio imenso estar a frente do maior sindicato de servidores do interior do Estado. Num tempo em que se fala publicamente em acabar com o 13º salários, confiscar salários de servidores aposentados e proibir as incorporações, não resta à nossa categoria e a esta direção sindical outro caminho que não seja a luta.

                               Ainda este mês vamos inaugurar o Espaço da Unidade - um dos maiores e mais modernos auditórios multifuncionais da cidade. Também como parte das comemorações dos nossos 30 anos, as companheiras do Coletivo de Mulheres estão fazendo um excelente trabalho de conscientização e esclarecimento junto às nossas servidoras. Como ninguém pode colher os frutos antes de plantar as árvores, nosso trabalho junto às seccionais do Sindicato é um trabalho de formiguinha, mas com uma força e um resultado gigante. Com a recente eleição de um novo contingente de novos lutadores, continuamos nossa caminhada com humildade e atenção, mas com passos pensados, precisos e sólidos.

                               As dificuldades - que são inerentes a todo processo de mudança e a toda caminhada - não fazem com que percamos de vista a urgência dos anseios que o servidor público municipal quer e precisa. E esse é o nosso maior compromisso nos 30 anos de nossa entidade.



Compartilhe:


Últimos Twittes

  • Reunião com os beneficiários do Processo dos 28,35.
  • Diretoria do Sindicato conversa neste momento com os trabalhadores do DAERP. A liminar proibindo os servidores da... https://t.co/wE3n31kmXt
  • O cardápio do Baile dos Servidores deste ano já está definido e ficou uma delícia. Confira! https://t.co/rWCO76N68w

Facebook

Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e Guatapará - 2011
Fale Conosco | Rua XI de Agosto, 361 - Campos Elíseos - Ribeirão Preto - SP - Fone: (16) 3977-8100