29 anos do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis FEMESP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Filie-se
NOTÍCIAS DO MINUTO

Momento de homenagem e desafios na Assistência Social



Por Jacira Campelo*


Os desafios da igualdade e da integração social são reconhecidos como questões centrais para o justo e equilibrado desenvolvimento do nosso país. Documentos recentes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) (2010, 2012 e 2014) e do Banco Mundial (2014 e 2016) destacam que a redução da desigualdade constatada no período recente não foi suficiente para romper as condições estruturais que perpetuam desníveis no acesso a direitos, bens e serviços por parte de distintos segmentos da população.

Em homenagem à regulamentação da profissão, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social. Trata-se de uma das profissões mais relevantes para todos que os que atuam em favor de sociedades democráticas, justas e sustentáveis. Em Ribeirão Preto, atuando na proteção as pessoas e no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar a vida em sociedade, temos a Secretaria Municipal da Assistência Social - SEMAS.

Em momento de crise na economia brasileira, quando um conjunto de fatores deterioram as condições e perspectivas de vida dos mais pobres, são os servidores municipais da SEMAS que atuam contra os efeitos múltiplos das desigualdades que recaem cumulativamente sobre determinados segmentos da sociedade. O servidor público municipal da SEMAS é, antes de tudo, um membro ativo na luta pelos direitos humanos, cotidianamente lutando contra as precariedades, atuando frente às intempéries e a vulnerabilidade social.

A igualdade de direitos pela mera condição de pertencer à sociedade é, portanto, o ponto de partida da atuação dos servidores municipais da SEMAS. Pessoas diferentes, direitos iguais é o lema desta importante secretaria composta por servidores que atuam pela equidade e pela justiça social, com a perspectiva de concretizar uma equidade de direitos e oportunidade.

É nesse sentido, diante de seu caráter basilar e de seu alto impacto nas demais temáticas da sociedade, que a Assistência Social figura como o principal canal para a construção da igualdade – que se inicia com a superação das diferentes desigualdades. Os servidores da SEMAS somente poderão cumprir o seu relevante papel com valorização profissional e condições dignas e humanas de trabalho. Neste sentido é preciso avançarmos ainda muito neste reconhecimento.

Todos estes profissionais que tanto se esforçam pela valorização dos direitos de todos, acabam com os seus próprios direitos violados quando são inseridos em locais de trabalho inadequados e precários. Ou quando são submetidos com sobrecarga de trabalho em locais com grandes demandas e quantidades de profissionais insuficientes. Quem tanto se esforça para a superação das desigualdades precisa ter um reconhecimento profissional efetivo, economicamente justo e profissionalmente encorajador.

Neste dia 15 de Maio, nossa homenagem a todos os assistentes sociais da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, entendendo esta homenagem ao conjunto dos servidores municipais que atuam na assistência social. Quem tanto se esforça para melhorar as condições de vida da sociedade merece o reconhecimento e a valorização profissional. E esta luta pela valorização e o pelo respeito profissional é e continuará sendo o compromisso do nosso Sindicato.

 

*Assistente Social, Vice-Presidente Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Secretária Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis

b9338c58-28c1-4e83-9bb7-9a5e4a9c1a59_1



Compartilhe:


Últimos Twittes

  • Reunião com os beneficiários do Processo dos 28,35.
  • Diretoria do Sindicato conversa neste momento com os trabalhadores do DAERP. A liminar proibindo os servidores da... https://t.co/wE3n31kmXt
  • O cardápio do Baile dos Servidores deste ano já está definido e ficou uma delícia. Confira! https://t.co/rWCO76N68w

Facebook

Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e Guatapará - 2011
Fale Conosco | Rua XI de Agosto, 361 - Campos Elíseos - Ribeirão Preto - SP - Fone: (16) 3977-8100