29 anos do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis FEMESP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Filie-se
NOTÍCIAS DO MINUTO

O Sindicato e a Semana da Enfermagem



Laerte Carlos Augusto

presidencia@municipais.org.br

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira. A Semana da Enfermagem, começa agora, no dia 12 de maio com o Dia Internacional da Enfermagem. E termina em 20 de maio com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

A missão dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem é única, unida, pela saúde das pessoas. Numa sociedade pobre e desigual como continua a ser a sociedade brasileira, os profissionais da enfermagem dão exemplo de comprometimento com a saúde da população. O profissional da enfermagem é aquele que acolhe, acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças.

Vital para o país, o SUS só é realidade devido ao trabalho real de pessoas que se empenham para que ele dê certo. Dentre as profissões de saúde que compõem o SUS, há uma que por sua natureza de cuidar, talvez encarne de forma mais completa a alma do sistema: a enfermagem como um todo.

Defender a Enfermagem é portanto defender o SUS e, ao mesmo tempo, defender o SUS é defender a enfermagem. O Sindicato dos Servidores tem travado hoje uma batalha imensa contra a ofensiva do Governo de Ribeirão Preto em privatizar a saúde municipal. Na área da saúde não cabem paliativos e programas midiáticos. É preciso valorização profissional, respeito ao concurso público e compromisso efetivo com a população. É preciso garantir para a população, para o conjunto da saúde e da enfermagem a higidez e a segurança no local de trabalho.

As vitórias recentes devem servir de motivação para as batalhas futuras. A enfermagem esteve à frente da iniciativa vitoriosa do Sindicato dos Servidores em conquistar as 30 horas para a saúde em Ribeirão Preto. Naquele momento foi uma forma de favorecer a cidadania e atender a uma aspiração legítima dos trabalhadores. O desafio hoje é ampliar essa conquista para outros segmentos da categoria e para as cidades vizinhas representadas pelo Sindicato.

Daí a importância de destacarmos, parabenizarmos e agradecermos a todos os servidores e servidoras municipais que atuam na área da enfermagem em Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis. Estes profissionais estão sempre na linha de frente da batalha pela dignidade, pela ética, pela valorização, pelo reconhecimento, e, acima de tudo, pela cidadania em políticas públicas de saúde.

 

* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis



Compartilhe:


Últimos Twittes

  • Reunião com os beneficiários do Processo dos 28,35.
  • Diretoria do Sindicato conversa neste momento com os trabalhadores do DAERP. A liminar proibindo os servidores da... https://t.co/wE3n31kmXt
  • O cardápio do Baile dos Servidores deste ano já está definido e ficou uma delícia. Confira! https://t.co/rWCO76N68w

Facebook

Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e Guatapará - 2011
Fale Conosco | Rua XI de Agosto, 361 - Campos Elíseos - Ribeirão Preto - SP - Fone: (16) 3977-8100