Sindicato Conquista jornada de trabalho de 30 Horas na Saúde

0
538

Prefeita anunciou oficialmente implantação das 30 Horas na Saúde
A prefeita, Dárcy Vera (PSD), anunciou na manhã de terça-feira, dia 5 de fevereiro, a implantação das 30 Horas na Saúde para os para os servidores de nível médio, ocupantes dos cargos efetivos de atendente, auxiliar e técnico de enfermagem; atendente de consultório dentário, técnico de higiene dental e auxiliar de farmacêutico. A Conquista ocorreu através do acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores Municipais e o governo municipal na data-base de 2012. “Há muitos anos nós estávamos lutando por este benefício para os segmentos da área de Saúde e na data base do ano passado mostramos ao governo que seria importante a implantação da jornada de trabalho de 30 Horas. Em julho, a prefeita sancionou o decreto que regulamenta a nova jornada e agora fez o anúncio de que a aplicação será feita em apenas um ano. É uma grande vitória do sindicato e da categoria”, fala o diretor da Seccional da Saúde do Sindicato, Noedivaldo Bernardino.
A aplicação da jornada de trabalho de 30 horas será feita gradativamente. Todo o processo será concretizado em um ano. “É uma vitória extraordinária para a categoria. Nós pesquisamos e vários municípios que buscam a implantação da jornada de 30 Horas farão o processo de aplicação em três, cinco e até dez anos. Ribeirão larga na frente de todos e, em apenas um ano, aplicará as 30 horas para todos os servidores que fazem parte dessa conquista. Tenho certeza de que seremos modelo para o restante do país”, comenta o presidente do Sindicato dos Servidores, Wagner Rodrigues.
A aplicação das 30 Horas na Saúde terá início no dia 1º de maio, quando todos os servidores que fazem parte do processo começarão a trabalhar 36 horas semanais. A segunda parte da aplicação acontecerá em outubro, quando os trabalhadores terão uma jornada de 32 horas semanais. O processo de aplicação da nova jornada de trabalho será concluído no dia 1º de fevereiro de 2014, quando os trabalhadores beneficiados exercerão a jornada de 30 horas semanais. “O prazo de um ano é necessário para que a prefeitura abra concurso público e contrate profissionais para suprir todas as necessidades. A aplicação da nova jornada de trabalho é um grande benefício para os servidores e para a população. O servidor terá mais qualidade de vida e poderá dedicar-se mais à sua família. A principal consequência da implantação das 30 Horas será um atendimento de melhor qualidade à população”, fala o coordenador da Seccional da Saúde do Sindicato, Célio Aparecido.

Trajetória de luta até a conquista:

A trajetória de luta do Sindicato e dos servidores municipais para conquistar a jornada de trabalho de 30 Horas semanais para os servidores atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem; atendentes de consultório dentário, técnicos de higiene dental e auxiliares de farmacêutico foi longa e cheia de percalços. Mas nada que desanimasse o Sindicato e a categoria. Há muitos anos a Diretoria Atuante, do Sindicato dos Servidores Municipais lutava pela aplicação da jornada de 30 Horas na Saúde. Uma luta que teve início em 2004 e foi travada em dois governos.
A vitória começou a se desenhar na data-base de 2012, quando o Sindicato e os servidores reivindicaram, além do aumento salarial, a aplicação da nova jornada. O governo municipal aceitou a reivindicação da categoria e se comprometeu com a implantação. Mas, a luta não acabou aí! Diversas reuniões entre Sindicato, servidores e governo foram realizadas. Depois de muitas discussões, o decreto que sancionou a jornada de trabalho de 30 Horas foi assinado pela prefeita, Dárcy Vera, no dia 3 de julho de 2012, e previa o início da aplicação das 30 horas no início do mês de fevereiro deste ano. Com o anúncio oficial feito pela prefeita na manhã desta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a luta dos servidores e do Sindicato foi coroada com a implantação da jornada de trabalho de 30 Horas para os servidores que estavam contemplados na cobrança feita pela entidade que representa os trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui