SINDICATO ABRE PLANTÃO ESPECIAL PARA ATENDER ACSs e ACEs E CONVOCA SERVIDORES PARA AUTORIZAR AJUIZAMENTO DE AÇÕES ESPECÍFICAS

0
558

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E VALORIZAÇÃO NA CARREIRA

A representação processual do Sindicato em juízo será feita em favor dos servidores municipais (filiados ou que vierem a se filiar) que autorizarem expressamente o ajuizamento das ações, atendendo assim a uma obrigação processual e tornando mais ágil a liquidação e ao respectivo cumprimento de uma potencial sentença favorável.

O Sindicato dos Servidores está pronto para batalhar na Justiça para que os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) passem a receber o adicional de insalubridade tendo como parâmetro de cálculo o salário base, e não da forma como vem sendo pago hoje. O Sindicato buscará também que os servidores recebam retroativamente as diferenças do adicional de insalubridade entre os valores quitados pela Prefeitura Municipal e os valores que deveriam ser pagos tomando como referência o salário base.

Outra batalha que o Sindicato dos Servidores vai encampar na área jurídica é  pelo reenquadramento de ambas as carreiras no regime de Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), com o pagamento das diferenças salariais decorrentes e eventual ressarcimento por perdas e danos.

Laerte Carlos Augusto, presidente do Sindicato, esclarece que “evidentemente que os nossos servidores agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde têm direito a almejar a evolução funcional. Ambas as carreiras são hoje de nível médio e cabe ao Município cumprir o procedimento visando a evolução na carreira e o reenquadramento funcional. Por omissão do Governo, estes servidores estão sofrendo prejuízo patrimonial efetivo que precisa ser reparado na Justiça”.

PLANTÃO ESPECIAL – ATENDIMENTO ACSs e ACEs

O plantão especial será feito de 03 à 07 de dezembro (segunda-feira à sexta-feira), das 9:00 às 18h30 (sem intervalo), possibilitando assim que os servidores compareçam a sede da entidade para conhecerem com mais profundidade a fundamentação das ações que serão apresentadas e, concordando, autorizarem expressamente o ajuizamento.

FIQUE SABENDO: QUAL A RELAÇÃO ENTRE AÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Muitos servidores têm apresentado dúvidas a respeito da conexão entre ações coletivas e ações individuais.

O que acontece quando uma ação individual idêntica à ação coletiva (com as mesmas partes e a mesma causa de pedir) tem um resultado final desfavorável e a ação coletiva tem o pedido atendido pela Justiça ?

Quando o servidor coloca-se como o titular da ação e também como titular do direito que está sendo buscado, os efeitos dessa ação individual (inter partes) é definitivo. Em caso de um resultado desfavorável em uma ação individual, o servidor perde a condição de beneficiário de uma sentença favorável dada em uma ação coletiva. O mesmo não acontece em caso inverso. Havendo um resultado desfavorável na ação coletiva, o servidor não perde o direito de buscar seus anseios por meio de ação individual.

Essa sistemática, aliado ao princípio da celeridade e da economia processual, faz com que o Departamento Jurídico do Sindicato, via de regra, sempre opte primeiramente pela ação coletiva. Em caso de insucesso do pedido na ação coletiva, o servidor titular do direito pleiteado ainda terá a oportunidade de buscar seus anseios como titular de uma ação individual, que também poderá ser proposta através da assistência jurídica do Sindicato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui