Servidores de Guatapará votam acordo coletivo relacionado a adequação da jornada de trabalho

0
528

Sindicato mais uma vez se vale do diálogo e garante com a administração do município direitos conquistados pelos trabalhadores

 

A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais reuniu-se na última quinta-feira (5) com enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de Guatapará para votar o acordo coletivo que delibera sobre reajuste salarial e adequação da jornada de trabalho de 30h em turnos de 12×36. O documento foi aceito por unanimidade pela categoria e já assinado pelo prefeito, Juraci Costa da Silva, ainda na noite de ontem.

Após realizar Assembleia Geral específica com os trabalhadores do município na quarta-feira (4), onde uma primeira proposta de acordo foi apresentada, a diretoria da entidade retornou ao município já na manhã de quinta-feira para negociar com a administração pequenos ajustes no documento. “Nosso encontro com o prefeito Juraci foi bastante proveitoso, em conversa com ele esclarecemos os pontos levantados pelos trabalhadores e encontramos um consenso sobre as solicitações da categoria”, afirmou o presidente da entidade, Laerte Carlos Augusto.

Editadas11

O Acordo Coletivo vem com a finalidade de estabelecer novo regramento para condições de trabalho dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da cidade. A primeira mudança ocorre na jornada de trabalho que agora passa a ser de 12×36, obedecendo ainda a jornada de 30 horas semanais estabelecidas através da Lei Complementar Municipal 069/2009.

O documento versa também sobre o pagamento dos trabalhadores que, para não haver perda nos vencimentos por conta da nova jornada, receberão 25% de reajuste no salário base. Ainda tratando sobre a parte econômica, o Acordo estabelece que, toda e qualquer hora de trabalho que ultrapasse a jornada prevista terá acrescida em seu pagamento o percentual de 50% a ser contado à partir da 8ª hora trabalhada.

Também fica garantido aos servidores que os trabalhos realizados em feriados, pontos facultativos e domingos serão remunerados, além dos vencimentos regulares, em 100% sobre o valor da hora normal.

Editadas8

As modificações na proposta foram discutidas diretamente com o prefeito e com a secretária de Saúde do município, Jovelina de Souza, e logo apresentadas aos cerca de 20 trabalhadores afetados pelas mudanças, que aceitaram o novo projeto de forma unânime no fim da tarde. “A diretoria esteve pela manhã falando com o prefeito, explicamos a ele que a primeira versão do acordo precisava de alguns ajustes e ele prontamente atendeu as solicitações dos servidores”, explicou Valdir Avelino, diretor do Sindicato.

 

Diálogo foi fundamental durante negociação

Para o Sindicato a rápida resolução da questão demonstra mais uma vez a importância do diálogo entre entidade sindical e governo, ouvindo a voz do trabalhador e pensando naquilo que é melhor para a cidade. “Trouxemos o Acordo, apresentamos e esclarecemos cada uma das cláusulas e de forma objetiva o pleito ocorreu. Imediatamente realizamos a apuração, mostramos o resultado e voltamos a falar com prefeito que prontamente assinou o documento”, esclareceu Jacira Campelo, secretária-geral da entidade.

“Ficamos contentes com mais essa vitória para os trabalhadores. Mais uma vez o Sindicato mostra sua força, atuando em favor dos direitos dos nossos trabalhadores. Para nós é uma grande felicidade representar essas pessoas e seguir na luta por melhores condições de trabalho para cada uma delas”, finalizou Laerte.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Editadas7_1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui