Servidores aprovam, em assembleia geral, pedido de reajuste de 5,48%

0
554

Pauta de reivindicações será entregue ao Governo Municipal no dia 1º de março (próxima sexta-feira).

Em assembleia geral realizada na noite desta segunda-feira (25), na sede do Sindicato dos Servidores, a categoria aprovou uma pauta de reivindicações gerais e a cobrança de um reajuste salarial de 5,48%, sendo 3,78% de reposição da inflação referente ao ìndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – e 1,7% de aumento real. O mesmo índice de reajuste (5,48%) será cobrado na reposição do vale-alimentação da categoria e na auxílio nutricional dos aposentados e pensionistas. “Mais uma vez a vontade do servidor está sendo respeitada através da assembleia. O índice inflacionário de 5,48% foi aprovado e agora faremos a entrega da pauta no dia 1º de março e, junto com a comissão formada por trabalhadores, queremos o mais rápido possível iniciar as rodadas de negociação. A categoria está unida e quando existe a unidade a probabilidade de vitória é muito maior”, fala o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.

Assembleia Geral

Depois de 15 assembleias setoriais durante o mês de fevereiro (todas realizadas na sede do Sindicato) com todos as Secretarias e Autarquias da administração municipal, uma pauta com itens econômicos, gerais e específicos de cada setor de trabalho foi colocada em votação e aprovada pela categoria na assembleia geral realizada nesta noite. Além das reivindicações financeiras, 5,48% nos salários e no vale-alimentação e auxílio nutricional do aposentados e pensionistas, os trabalhadores também vão cobrar do Governo Municipal mais investimentos em condições de trabalho, contratações, pagamento dos 10 dias de férias em pecúnia e etc.

AUMENTO REAL DE 1,7% – DA FUNDAMENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO PEDIDO

                               Ribeirão Preto, em 2018, apresentou um crescimento populacional de 1,7%, chegando a 694.534 moradores, ante 682.302 estimados em 2017. A estimativa foi divulgada em agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – (In: https://www.revide.com.br/noticias/cidades/populacao-de-ribeirao-preto-chega-694-mil-habitantes-segundo-ibge-/ ).

                               Enquanto a população da cidade e a arrecadação tributária aumentaram, o número de servidores trabalhando no setor público se manteve inalterado, havendo, inclusive falta de reposição em muitas áreas.

                               O efetivo aumento de produtividade dos servidores constitui o principal indicador a explicar porque o serviço público municipal não entrou em total colapso com o crescimento populacional dos últimos anos.

O fato é que apenas a produtividade na administração pública municipal não se descolou do crescimento populacional da cidade, enquanto a contratação de novos servidores não acompanhou de forma sustentável o crescimento econômico e populacional da cidade.

                                               Ribeirão Preto precisa também valorizar carreiras municipais, garantindo a recuperação do valor real das remunerações dos recursos humanos.

                                               E, por fim, Ribeirão Preto precisa também reconhecer o aumento de produtividade dos servidores públicos municipais, garantindo que não houvesse o processo de deterioração na administração pública com o aumento populacional, renovando o papel do Estado com ganhos de produtividade.

                                               Pelo exposto, o Município deve conceder aumento real sobre os salários e todos os benefícios, após a aplicação os devidos reajustes de inflação e reposição de perdas, no valor de 1,7%, conforme ganhos de produtividade verificado diante do aumento populacional e tributário do Município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui