Nota de apoio à Câmara Municipal

0
604

O Sindicato dos Servidores Municipais tomou conhecimento, com perplexidade, das insinuações presentes em comunicado do Governo Municipal contra o Poder Legislativo, publicado hoje nos principais jornais de Ribeirão Preto e replicado em diversos outros meios de comunicação do município. Diante de tal ataque, gratuito, a entidade que representa o funcionalismo municipal divulga uma nota de apoio à Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Segue a nota abaixo!

Senhor Presidente e Senhores Vereadores:             

O comunicado da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto afasta-se dos princípios que devem fundamentar a publicidade oficial da Administração Pública, entre os quais o elementar respeito à verdade dos fatos. O seu teor, desinformado e tendencioso, só reforça a nossa certeza de que interesses menores e inconfessáveis de setores do Governo estão por trás de sucessivas ondas de ataques contra o Poder Legislativo Municipal.    

É surpreendente e condenável que uma nota subjetiva, propagandística e distante da verdade agrida a necessária relação de respeito que deve existir entre os Poderes.  Em atitude que beira a má-fé, a nota responsabiliza a aprovação pelo Legislativo Municipal de emendas supressivas a um projeto enviado a Câmara pelo próprio Governo pelo não pagamento integral dos salários dos servidores este mês.           

Toda a responsabilidade pelo embaraço institucional criado e pelo prejuízo salarial que o Poder Executivo ameaça impor a todos os servidores é exclusiva do Governo Municipal. O comunicado publicado busca aterrorizar os servidores e traz uma agressão premeditada contra todos os 27 vereadores que por unanimidade aprovaram uma alternativa jurídica viável para o impasse criado pela omissão legislativa do Governo.            

O projeto original do Governo, se aprovado, significaria um brutal retrocesso nos direitos da quase a totalidade dos servidores municipais. Em prejuízo da imensa maioria, o projeto original traria, para uma parcela ínfima, benefícios que não possuem relação alguma com o Prêmio-Incentivo.           

A Câmara Municipal cumpriu a sua vocação de apaziguar e buscar solução dos conflitos e não se valer da radicalização dos antagonistas para obter prestígio. O sucesso da atuação dos 27 vereadores em baixar a temperatura do conflito frustrou setores do Governo que sempre apostam na radicalização e intensificação das desavenças.           

Destacamos também que ao longo de todo o processo de busca de alternativas legais contra a redução salarial, a atuação do corpo jurídico da Câmara Municipal, incluindo todas as assessorias parlamentares, representou um testemunho vivo de coragem, racionalidade e compromisso com os interesses dos servidores. 

O Sindicato dos Servidores Municipais, mesmo quando não atendido em seus pleitos ou contrariado em seus pontos de vista, jamais mandou publicar um anuncio em jornal contra o Poder Legislativo. A relação da Câmara Municipal com os servidores representados pelo Sindicato dos Servidores tem sido marcada pela reciprocidade, pela atenção. Nos momentos de divergência, prevalece o respeito a posição de cada um dos parlamentares.            

A despeito dos ataques ora assinados, ora dissimulados, vindos sempre em interesse de setores do Governo, a Câmara Municipal conta com a confiança dos servidores para  conduzir a reconciliação, pelo caminho da mediação, de um conflito que a cada dia vem se tornando cada vez mais inevitável. Conflito que setores do Governo Municipal estimulam, como forma de enfraquecer o próprio papel dos vereadores e afrontar a dignidade profissional da nossa categoria.

Cordialmente, 

Laerte Carlos Augusto
Presidente do SSMRP

Ribeirão Preto, 30 de novembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui