Conferência Nacional de Saúde aprova Carta à Sociedade Brasileira

0
504

Vice presidente do sindicato Laerte Carlos Augusto participou da Conferência

A Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília, de 30 de novembro a 04 de dezembro, reuniu 2937 delegados, 491 convidados e representantes de 4.375 Conferências Municipais e 27 Conferências Estaduais.
Os delegados (as) debateram nestes cinco dias os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final do evento foram tiradas 345 propostas e 39 moções que compõem o texto final do relatório da Conferência. Além das propostas, também foi aprovada uma Carta da 14ª Conferência Nacional de Saúde à Sociedade Brasileira que defende a valorização dos trabalhadores da saúde, a aprovação imediata da Emenda Constitucional 29 e a jornada de trabalho de 30 semanais a todos os profissionais de saúde.
Para o vice presidente do sindicato, Laerte Carlos Augusto, “a participação da sociedade civil organizada num evento nacional como a Conferência, mostra que a saúde tem a necessidade de uma melhor estruturação, tendo em vista a aprovação no documento final em sua diretriz de número 5 que diz que os gestores sejam comprometidos com uma gestão 100% pública, estatal e submetida ao controle social.
Além dos avanços das diretrizes aprovadas para as gestões públicas, outro item importante foi aprovado para os trabalhadores. “Os representantes delegados (as) de todos os estados brasileiros levantaram um clamor para a instituição do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) à todos profissionais e trabalhadores do Sistema Único de Saúde com regras de acesso através do concurso publico. Esse fato mostra a necessidade da valorização da classe trabalhadora” finaliza Laerte Carlos Augusto.
Acesse a carta a sociedade: http://www.conselho.saude.gov.br/14cns/docs/04_dez_carta_final.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui